terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Frio

Hoje escrevo estas palavras no conforto do lar. Nas duas últimas semanas, o frio e o vento têm tomado o Mar, o peixe e os homens. Têm sido fainas atrozes e violentas, de permanente teste ao corpo e ao espírito, à razão e à emoção. Nos momentos de sacrifício para além do humano, entram à prova as acções, as reacções e as sensibilidades de cada um, assim como as forças e as fraquezas. Corpos dormentes e molhados procuraram encontrar o tão necessário peixe. O frio deu-lhe sumiço. Nem cavala nem sardinha. Apenas algum biqueirão, que, entretanto, desapareceu. Mesmo assim, continuamos a cumprir o nosso destino. Resistentes também continuam as gaivotas, que se juntam à nossa rota, ao cair da noite, em busca de alguns pedaços de peixe ainda emalhados. Procuram alimento, tal como nós.

Resistentes

(Text & Photo - Luís Pinto Carvalho - All Rights Reserved)

2 comentários:

  1. Esperemos que seja de facto o frio o responsável pela baixa abundância de sardinha. É que segundo o IPIMAR, o stock de sardinha está hoje intensamente explorado.

    Cump.
    MP

    ResponderEliminar
  2. Agradeço o seu comentário e interesse nesta questão. Por isso, se me permite, recomendo-lhe a leitura dos artigos científicos de Yorgos Stratoudakis.

    Cumprimentos e volte sempre

    ResponderEliminar