segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Defeso

Entramos na última semana de pesca do mês. Na próxima quinta-feira começa o defeso de 45 dias à sardinha. Para minimizar este impacto, a traineira Luís Adrião irá para reparação e manutenção durante duas semanas. Depois – e até dia 15 de Abril – não vamos poder capturar sardinha. Esperemos que se cumpram os desígnios das estatísticas, já que o peixe sabe muito bem quando e onde deve estar para comer, descansar e procriar.

Amarrados

(Text & Photo - Luís Pinto Carvalho - All Rights Reserved)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Frio

Hoje escrevo estas palavras no conforto do lar. Nas duas últimas semanas, o frio e o vento têm tomado o Mar, o peixe e os homens. Têm sido fainas atrozes e violentas, de permanente teste ao corpo e ao espírito, à razão e à emoção. Nos momentos de sacrifício para além do humano, entram à prova as acções, as reacções e as sensibilidades de cada um, assim como as forças e as fraquezas. Corpos dormentes e molhados procuraram encontrar o tão necessário peixe. O frio deu-lhe sumiço. Nem cavala nem sardinha. Apenas algum biqueirão, que, entretanto, desapareceu. Mesmo assim, continuamos a cumprir o nosso destino. Resistentes também continuam as gaivotas, que se juntam à nossa rota, ao cair da noite, em busca de alguns pedaços de peixe ainda emalhados. Procuram alimento, tal como nós.

Resistentes

(Text & Photo - Luís Pinto Carvalho - All Rights Reserved)

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Salvos

A frota do cerco de Sesimbra está mais pobre. Quando a aurora se preparava para despontar, a água aberta tomou de assalto a enviada Palinhos, pertencente à traineira Beatriz Paulo. O naufrágio viria a concretizar-se perto do Cabo Espichel. Os dois tripulantes estão sãos e salvos. Foi uma noite de tormenta, com vaga grossa e cachão atabalhoado, embalados por um vento forte e fresco de oeste-noroeste. Este é o risco que está sempre lá, num meio que não é o nosso: o Mar. Com a consciência desse risco e o respeito de todos os dias, hoje regressamos à faina, ao final da tarde.

Beatriz Paulo

(Text & Photo - Luís Pinto Carvalho - All Rights Reserved)