sexta-feira, 29 de julho de 2011

Novos fragmentos

Segunda-feira será publicado o 100.º fragmento salgado de A Vida na Traineira. Com ele chegam também algumas palavras, através das quais vou procurar colorir um pouco mais esta tela, já de si tão colorida. É minha intenção partilhar neste espaço alguns dos momentos vividos neste nobre ofício, a bordo da traineira Luís Adrião, que todos os dias se faz à faina nos mares de Sesimbra. A arte da pesca do cerco, tal como o nome indica, consiste em cercar o cardume com uma rede, munida de chumbo na parte inferior e de flutuadores na parte superior. Apertado o cerco, resta uma bolsa onde o peixe fica retido, sendo depois retirado para bordo. O que chamamos lance é o resultado da pesca. Sardinha, carapau e cavala fazem parte das espécies mais capturadas, para além de outras surpresas, que, de vez em quando, o Mar nos faz questão de brindar. Com orgulho, esta é a minha humilde homenagem ao ancestral ofício da traineira e a todos os homens que a ele se dedicam, em especial, os meus camaradas de companha, a tripulação da Luís Adrião. Mais que a vida na traineira, esta é a vida que me escolheu.

Cabo Espichel

(Text & Photo - Luís Pinto Carvalho - All Rights Reserved)


5 comentários:

  1. Caro amigo "Mestre" Luís
    não me canso de elogiar este teu magnífico blogue, como também não me canso de o divulgar entre os meus contactos, os quais me devolvem sempre uma impressão consentânea com a minha. Conhecendo os teus dotes de domínio do verbo, é com redobrada expectativa que aguardo esta nova etapa da vida na traneira. forte abraço!

    ResponderEliminar
  2. Agora sim, volto a "ouvir-te". Obrigada pelo testemunho tão colorido.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelos vossos comentários
    Beijos e abraço

    ResponderEliminar
  4. O enorme orgulho e o prazer são meus e de todos aqueles que tiverem o privilégio de conhecer a “tua arte”.
    É aqui que os “teus fragmentos” salgados se tornam doces, brilhantes, firmes, vivos, eternos….plenos de alma, transbordando de amor e compaixão.
    Adoro-te!

    ResponderEliminar